terça-feira, 24 de junho de 2014

Programas UNIBRAL e PROBRAL - Graduação e pós na Alemanha

Você é aluno de graduação, doutorado ou pós-doutorado e seu sonho sempre foi estudar na Alemanha? Veja abaixo algumas informações sobre os programas UNIBRAL e PROBRAL financiados pela CAPES. Pode parecer um pouco trabalhoso a princípio mas... com certeza valerá a pena. 

Programa UNIBRAL: Programa da CAPES em cooperação com o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Objetivo: apoiar projetos de parceria entre universidades brasileiras e alemãs para promover o intercâmbio entre docentes e estudantes de graduação. 

UNIBRAL I
A modalidade I do programa UNIBRAL é destinada a alunos de graduação e depende da existência de um convênio entre a instituição brasileira e a alemã. Isto é, para participar você deverá contactar o escritório internacional de sua universidade e procurar saber sobre os convênios existentes com universidades alemãs. 

Ele prevê: recursos para financiamento de missões de trabalho, bolsas de estudo e aquisição de material de consumo para os projetos. Para os docentes, a CAPES custeará passagens aéreas, seguro saúde e diárias. Para estudantes de graduação, custeará passagens aéreas, seguro saúde, auxílio instalação e bolsa no exterior por até 2 semestres letivos

UNIBRAL II
A modalidade II garante o duplo diploma dos estudantes, isto é, o aluno receberá o diploma da universidade brasileira e alemã. Além do critério estabelecido pela modalidade I (de haver convênio), a universidade do Brasil também deve permitir o duplo-diploma de graduação. 

Em relação aos benefícios, além dos descritos na primeira modalidade, esta permite que o aluno fique até 3 semestre letivos no outro país. 

Para o programa UNIBRAL (modalidades I e II), veja mais informações aqui e aqui sobre o processo de inscrição e sobre o programa de uma forma geral. Veja aqui o edital (geral para envio de projetos os quais incluem os bolsistas de graduação). Clique aqui para se inscrever para o programa UNIBRAL I e aqui para o UNIBRAL II (mas antes leia este post inteiro e os documentos fornecidos nos sites mencionados, especialmente o edital do programa). 

Os requisitos para bolsistas de graduação são:
  • 600 pontos no ENEM;
  • Integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso;
  • Não poderá ter sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação.
O prazo para inscrição é dia 15 de Julho (pouco menos de 1 mês, corram!). É importante lembrar que este edital envolve um projeto elaborado e será necessário ter o apoio de um professor, portanto, deixar para o último minuto não é uma opção. Muitas vezes seu orientador ou professor de interesse nem sabe do programa e se você quer mesmo participar, vá até ele e apresente a sua proposta. Se é seu sonho participar de um intercâmbio desses, corra atrás! 



Programa PROBRAL: Programa da CAPES em cooperação com o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Objetivo: incentivar a cooperação científica entre pesquisadores de ambos os países. 

PROBRAL I
A modalidade I prevê a concessão de recursos para missões de trabalho (passagens aéreas, seguro saúde e diárias para docentes brasileiros), aquisição de materiais de consumo para os projetos e o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha (passagens aéreas, seguro saúde, auxílio instalação e bolsa no exterior por até 12 meses). 

PROBRAL II
A modalidade II é um pouco diferente e incentiva a formação dos doutorando em conjunto levando ao duplo-doutorado. Diferente da modalidade I, a bolsa de doutorado poderá ser de até 18 meses e inclui a ida do orientador para acompanhar as atividades do bolsista no exterior. Assim como no programa UNIBRAL II, é preciso que a universidade permita o duplo-diploma.

Para o programa PROBRAL (modalidades I e II), veja mais informações aqui sobre o programa de uma forma geral. Veja aqui o edital (geral para envio de projetos os quais incluem os bolsistas de pós). Clique aqui para se inscrever para o programa PROBRAL I e aqui para o PROBRAL II (mas antes leia este post inteiro e os documentos fornecidos nos sites mencionados, especialmente o edital do programa).

prazo para inscrição é dia 15 de Julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário