segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lemann Fellowship (programa de bolsa da Fundação Lemann)

De acordo com o próprio site, o objetivo da Lemann Fellowship é:

"...contribuir para a formação de capital humano qualificado no país, especialmente em áreas cruciais para o desenvolvimento do Brasil. A ideia é que o Brasil possa contar com um número cada vez maior de profissionais formados em universidades de excelência e comprometidos com a superação de nossos principais problemas sociais."

Os benefícios vão além de uma bolsa de estudos (que pode ser integral ou parcial), mas também a inserção em uma rede de contatos da Fundação Lemann e apoio após o curso.  Para ser elegível para uma das bolsas, o aluno deve ser selecionado pela própria instituição de ensino e, a mesma instituição, fará a seleção dos alunos para a Lemann Fellowship.

Universidades parceiras e programas:
  • University of Illinois  at Urbana and Champaign:
    • Estudantes e pesquisadores, brasileiros ou de outros paí­ses, desde que interessados em pesquisas focadas no Brasil. Geralmente as bolsas vão para alunos com sua pesquisa já em andamento. Bolsas de US$ 18 mil válidas por um ano, renováveis por mais um. Algumas escolas incluem abono da anuidade. Informações sobre o programa no Lemann Institute for Brazilian Studies onde também é possível encontrar informações sobre outros programas como o Ciência sem Fronteiras.
  • University of California, Los Angeles (UCLA):
    • Mestrado ou doutorado em qualquer área da universidade. Bolsas de US$ 15 mil válidas por um ano, renováveis por mais um. Mais informações sobre o processo de admissão da UCLA.  Cada programa tem suas peculiaridades e é importante observar todos os detalhes antes como experiência necessária e os documentos exigidos. Mais informações sobre o programa no site da UCLA.
  • Yale University:
    • Yale World Fellows: Especialização de 4 meses. Requisitos: cerca de 5 à 15 anos de experiência, fluência em inglês, não ter cidadania americana. Bolsa integral. Clique aqui para se inscrever.
É possível ver a lista de Lemann Fellows aqui (e quem sabe tirar dúvidas?).

Ps: Todas as informações foram tiradas do próprio site do programa.

Veja alguns vídeos (1, 2 e 3) de um bolsista da Fundação Lemann e da Fundação Estudar (leia sobre aqui), sobre sua experiência em Harvard:







Nenhum comentário:

Postar um comentário