sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ciência sem Fronteiras

Vou falar do Ciência sem Fronteiras primeiro pois é um dos programas mais conhecidos atualmente e segundo por ser minha experiência mais recente. Tenho um blog mais pessoal que conta a experiência toda do começo (link). 

Está no site do programa mas vou colocar aqui também: "Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC".

Para quem não sabe, CNPq e CAPES são duas agências de fomento que também são responsáveis por diversas outras bolsas como bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, etc. Existem agências estaduais como FAPESP (SP), FAPEMIG (MG), etc. Todos esses possuem diversas oportunidades com bolsas.

"O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação." Uma pergunda comum é: O programa vai acabar em 2014? O que acontece é que teremos um novo governo e o Ciência sem Fronteiras pode OU NÃO continuar no próximo governo. Existe uma grande chance dele continuar se o próximo governo for do PT também mas também não existe garantia alguma. O meu entendimento é que os últimos editais vão sair em 2014 para as pessoas viajarem em 2015 (mas posso estar errada). 

É importante se atentar para as áreas contempladas do programa. Muitos grupos estão se mobilizando para incluir cursos de humanas mas isso ainda não é certo que isso que acontecerá. Outra coisa importante é se atentar aos pré-requisitos de cada modalidade: graduação, tecnólogo, desenvolvimento tecnológico e inovação, doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado. Existem outras bolsas dentro do país, mas não é nosso foco.

Antes de se inscrever não se esqueça de dar uma olhada nos valores de bolsa para cada edital pois eles podem variar. Também, pode haver variação caso sua cidade de destino seja considerada de alto custo. No geral, é possível encontrar todos os valores aqui mas lembrem-se que o que vale é o edital.  Para o Canadá minha bolsa era de CAD$984 + CAD$452 (adicional de localidade). Lembrando que o auxílio instalação é pago só uma vez, ele não é sua bolsa.   

Como cada edital é um e cada parceiro é um, não cabe aqui entrar em detalhes. No futuro teremos detalhes de cada parceiro! 


Clicar em anúncios me ajuda! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário