domingo, 29 de setembro de 2013

Summer Undergraduate Research programme - Suiça

Mal começamos e a Aline já se propôs a colaborar! Quanto mais completo o blog, mas legal vai ficar pois vamos ter acesso a inúmeras oportunidades. Vou colocar o e-mail dela na íntegra pois acho que é importante do começo ao fim. 

"Oi Barbara,
Achei muito legal a iniciativa do blog. Muito bom poder trocar experiencias. Acho que uma das coisas mais legais nessas viagens é conhecer pessoas e trocar contatos! Uma idéia como essa do blog é sensacional por isso.
Mas ok, vamos lá.

O programa que eu participei chama-se Summer Undergraduate Research programme e é da UNIL, Universidade de Lausanne, na Suíça. É organizado pela escola de Biologia e Medicina (sim, essas duas faculdades são juntas, o que achei super legal) e por isso, aceita uma grande variedade de alunos. O importante, eles mesmos dizem, era selecionar alunos de diferentes cantos do mundo.

Existe um programa idêntico, porém oferecido pela EPFL, Escola politécnica federal de Lausanne. Eles até chamavam de "Sister Program". Além disso, quem não é da área de biológicas/biomédicas pode procurar que a EPFL tem outros programas como esse. A ciência da computação também ofereceu um na mesma época.

Os custos
O programa dava as passagens aéreas, em forma de reembolso, ou seja, vc precisa comprar primeiro. Oferece acomodação de graça e um dinheiro para as despesas diárias, que, no meu caso sobrou, pois o transporte para ir a faculdade era de graça. Claro que outros custos para a viagem vc vai ter que desembolsar, como a minha passagem até o Rio, um jogo novo de malas, uns euros que eu levei a mais para emergência etc. 

Como aplicar
A inscrições abrem no fim do ano nov/dez e acabam em meados de janeiro. Eu me inscrevi no início do ano. Precisei do histórico escolar traduzido e de cartas de recomendação. Uma pedi a um professor da minha faculdade e outra foi da minha supervisora na Austrália (onde fui no Ciência sem Fronteiras). Além disso, vc preenche um formulário onde vc faz algumas essays dizendo o motivo de querer participar, seus interesses, etc. O TOEFL não é exigido.

O curso
Mas eu não sei francês, e agora? O programa é internacional, por isso tudo é em inglês! Claro que isso gera algumas situações chatas no comércio ou na rua, por muita gente não querer falar inglês (infelizmente). O programa é nada mais que um estágio de verão num laboratório de sua preferencia (indicado no momento da application). Vc faz um projeto do laboratório, aprende umas técnicas e, claro, faz contatos. Toda semana temos uma aula na qual um professor convidado fala sobre seu campo de pesquisa. O objetivo da aula não é falar sobre conceitos, e sim apresentar diferentes linhas de pesquisa dos departamentos da Escola de Biologia e Medicina. Eles contam sobre o caminho percorrido até se tornar um professor. Tivemos o career day, onde diferentes profissionais falaram sobre suas profissões dentro da ciência. Teve uma mulher que trabalha com editoração de revista cientifica, um professor e um cara que tem uma empresa que patrocina projetos na área biomédica. Foi muito bom conhecer essas áreas, embora, seja bem diferente da minha formação (Medicina). 
As áreas contempladas pelo programa foram bem variadas, porém o forte foi neurociência! Eu participei do único projeto em câncer. Outras áreas: imunologia, ecologia e genética.

A cidade, a universidade, viagens, etc
Lausanne é uma cidade pequena, situada próxima a Genebra, nas margens do lago Leman. É uma cidade incrível. Alia beleza natural, história (parte medieval bem preservada) e facilidades de uma cidade grande. O custo de vida, porém, é altíssimo. Cuidado com as compras de supermercado! rs Comer em restaurantes, nem pensar! Localização ótima para dar uma esticadinha a Paris ou Milão. Mas não se iluda. Embora eu conheça pessoas do curso que viajaram todos os fins de semana para uma cidade diferente da Europa, o custo dessas viagens é alto (passagem de avião em low fare companies são mais caras nos fins de semana e os trens tbm são meio caros) e vc se sente um lixo a semana toda... Eu não consegui ser turista de fim de semana e passar a semana toda trabalhando de 8 da manhã às 7 da noite, aprendendo coisas totalmente novas para mim. Resolvi focar mais no programa e menos nas viagens.

A universidade é muito boa. Não gostei tanto do campus em si, pelos prédios serem muito distantes uns dos outros e ter poucas áreas de convivência. Mas a estrutura dos laboratórios é excelente. O hospital universitário é gold standard... 

O que eu achei de tudo
Hoje mesmo estava pensando: recebi a resposta no Carnaval e o tempo de espera foi maior do que o tempo que eu realmente passei lá. Tudo passou muito rápido e foi muito intenso. Coloquei umas fotos no meu quarto pra eu ficar olhando e ter a certeza de que não foi um sonho. Tudo foi incrível. O lab, as coisas que aprendi, as viagens... Mas o principal: as pessoas. Conheci gente maravilhosa. Me sinto muito grata por ter amigos espalhados em lugares tão diferentes do mundo!

=)"

Para quem quiser saber mais, só perguntar para a Aline Marino (email e Facebook).

E os comentários finais da Aline: "Acho que mais brasileiros deveriam se candidatar, pois não é difícil de ser aceito, é economicamente viável e uma grande experiência."




Nenhum comentário:

Postar um comentário